O osso é uma estrutura viva que está em constante transformação, quando o osso se quebra o organismo inicia um processo de cicatrização chamado de consolidação óssea. O osso para consolidar precisa produzir osso novo, esse osso novo precisa criar uma ponte óssea entre as duas superfícies fraturas.
É aconselhado seguir alguns conselhos práticos, como:
Permanecer engessado pelo tempo recomendado pelo médico, evitando fazer esforços, no entanto, não é recomendado o repouso absoluto.
Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio porque isto favorece a cicatrização óssea. Alguns exemplos: leite, derivados do leite, abacate e brócolis. Mais exemplos em: Alimentos ricos em cálcio.
Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como, por exemplo: laranja, limão, acerola e abacaxi porque eles atuam na regeneração de todos os tecidos. Veja mais em: Alimentos ricos em vitamina C.
Tomar um suplemento de colágeno hidrolisado, com o conhecimento médico. Este suplemento garante a formação mais rápida dos tecidos cartilaginosos, sendo especialmente indicado para as fraturas próximas das articulações ou que envolvam articulações.
Investir nos alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como alho, cebola, atum e salmão. Veja outros: Alimentos anti-inflamatórios.
Nas fraturas expostas: Evitar alimentos doces, pois quanto mais açúcar no sangue, pior a cicatrização da pele.
Algumas fraturas quando não imobilizadas evoluem para não consolidação e se tornam falsas articulações (Pseudartrose).